Hebreus -
Capítulo 7
Este é um dos livros da bíblia, segundo a versão Almeida Revista e Corrigida.
1 . PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou,
2 . A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 . Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 . Considerai pois quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 . E os que de entre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 . Mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7 . Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 . E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
9 . E, para assim dizer, por meio de Abraão até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 . Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
11 . De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Aarão?
12 . Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 . Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 . Visto ser manifesto que nosso SENHOR procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15 . E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 . Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 . Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.
18 . Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 . (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
20 . E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
21 . Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o SENHOR, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque),
22 . De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador.
23 . E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 . Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
25 . Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 . Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
27 . Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28 . Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.