Romanos -
Capítulo 3
Este é um dos livros da bíblia, segundo a versão Almeida Revista e Corrigida.
1 . QUAL é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 . Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas,
3 . Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
4 . De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.
5 . E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem),
6 . De maneira nenhuma; doutro modo, como julgará Deus o mundo?
7 . Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, porque sou eu ainda julgado também como pecador?
8 . E porque não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
9 . Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstrámos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
10 . Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
11 . Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
12 . Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
13 . A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente, peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
14 . Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
15 . Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 . Em seus caminhos há destruição e miséria;
17 . E não conheceram o caminho da paz.
18 . Não há temor de Deus diante de seus olhos.
19 . Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei, o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
20 . Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
21 . Mas agora se manifestou sem lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 . Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23 . Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
24 . Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
25 . Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26 . Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 . Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28 . Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
29 . É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
30 . Se Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
31 . Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.